Press "Enter" to skip to content

Série Algoritmos já disponível na RTP Play

Documentário de seis episódios aborda “questões tecnológicas essenciais”, das criptomoedas às redes sociais, com respostas adaptadas à realidade portuguesa.

Foto por RTP

A série documental portuguesa Algoritmos foi transmitida na RTP3 em novembro, retransmitida em dezembro e já foi disponibilizada na plataforma RTP Play.

O trabalho do jornalista Diogo Queiroz de Andrade levou à antena da televisão pública um conjunto de seis episódios de 20 minutos cada, que “abordam questões tecnológicas essenciais”: criptomoedas, blockchain, redes sociais, espaço público, inteligência artificial e algoritmos.

Devo fazer a declaração de interesses: participo nos dois primeiros episódios, abordando o tema dos criptoativos e da tecnologia que lhes serve de base.

Partilho ainda duas curiosidades. A primeira é que as minhas declarações foram gravadas um ano antes antes da divulgação do programa. Salvo um ou dois pormenores, a equipa conseguiu que a informação continuasse atual, apesar da rapidez com que os acontecimentos se costumam desenvolver em torno destes temas.

A segunda é que nos mesmos dois episódios participa Eva Kaili. Sim, refiro-me à eurodeputada grega que foi vice-presidente do Parlamento Europeu até ser, recentemente, detida por suspeitas de corrupção no caso que ficou conhecido por “Qatargate”.

“Foram entrevistados dezenas de especialistas, incluindo políticos, académicos, jornalistas e ativistas, que medem o pulso a estas realidades em Portugal e na União Europeia graças a gravações feitas em Lisboa, Bruxelas e Copenhaga”, lê-se na sinopse do programa.

Destaco ainda outro dado que me parece relevante: “Os documentários foram criados especificamente para o mercado português.” Naturalmente, o convite é para que assistam.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.