Press "Enter" to skip to content

Bill Gates tem um podcast!

Haverá temas complexos demais para se discutir num podcast? Bill Gates e Rashida Jones acreditam que não. Das desigualdades às alterações climáticas, este novo podcast é uma oportunidade a não perder.

Já sabia que Bill Gates investe tempo e dinheiro em áreas tão diferentes como reatores nucleares, promoção da igualdade de género e até a descoberta da vacina contra a Covid-19. O que eu não sabia é que o histórico fundador da Microsoft deixou-se render ao mundo dos podcasts.

Gates é um ávido leitor: é público que devora livros. Mas é também um ávido falador. E esse é o mote do podcast Bill Gates and Rashida Jones ask Big Questions. Numa altura tão crítica para o futuro do planeta, não há tema demasiado complexo para ser debatido em podcast. Ou não fosse a banda sonora escolhida para o genérico o tema Talk, de Khalid e Disclosure (Can’t we just talk? / Can’t we just talk? / Talk about where we’re goin’).

Um dueto improvável, só que não

Sim, Bill Gates tem agora um podcast, mas não é um monólogo. O engenheiro é bem acompanhado por Rashida Jones, atriz e produtora cinematográfica. Ora, se numa conversa participam sempre duas pessoas (pelo menos), Gates e Jones aproveitam as suas vastas listas de contactos para nos apresentarem ilustres convidados, que muito valor somam à discussão.

Encontrei este podcast na newsletter do blogue de Bill Gates, Gates Notes. Ouvi os primeiros três episódios num só dia e fiquei fascinado. O primeiro episódio é, inevitavelmente, dedicado às mudanças permanentes introduzidas pela Covid-19 no nosso mundo. O segundo interroga se a desigualdade é “inevitável”: o que pensa um dos homens mais ricos do mundo sobre desigualdade?

No terceiro episódio, os dois hosts voltam a colocar outra boa pergunta: “porque é que acreditamos em mentiras?” A dado momento, Gates confronta as falsas teorias da conspiração sobre a sua própria pessoa (por exemplo, a de que foi ele o criador do novo coronavírus, uma alegação que tem tanto de louco como de absurdo).

Goste-se ou não da pessoa, podemos alegar que Bill Gates é um dos seres humanos mais inteligentes à face da Terra. Além das suas apostas em inúmeras áreas, sobre as quais exibe conhecimento de fundo, criou também uma das maiores empresas do mundo. À hora a que escrevo, a Microsoft vale cerca de 1.620.000.000.000 dólares, isto é, quase dois biliões. É um colosso do software e da cloud.

Até aqui, amiúde, tínhamos oportunidade de ler os seus apontamentos ou de o ver em entrevistas. Bill Gates and Rashida Jones ask Big Questions é uma oportunidade para o ouvir todas as semanas, sobre alguns dos temas mais prementes e globais da atualidade.

Diria melhor: é uma oportunidade para os ouvir todas as semanas, porque o pensamento de Rashida Jones também facilmente me cativou. Por isso, se aceita a minha recomendação, pode ouvir um primeiro episódio no leitor que incorporei abaixo.

Oiça aqui Bill Gates and Rashida Jones ask Big Questions

Imagem por Gates Notes

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.